'Five Nights at Freddy's 2' traz novos elementos para franquia, mas repete erros do filme original; g1 já viu
05/12/2025
(Foto: Reprodução) "Five Nights at Freddy's - O pesadelo sem fim" obteve uma boa bilheteria quando foi lançado em 2023, mesmo com um resultado bem abaixo do esperado em termos cinematográficos. Por isso, não demorou muito para que fosse produzida uma sequência estrelada pelos bichinhos mecânicos sinistros.
Com uma produção estimada em US$ 51 milhões (mais do que o dobro da primeira parte, que custou US$ 20 milhões), "Five Nights at Freddy's 2" chegou aos cinemas nesta quinta-feira (4). Para a alegria dos fãs do game que inspirou o primeiro filme e esta sequência, a nova produção traz ainda mais situações bizarras e um curioso clima de tensão.
A segunda parte também vem com diversas referências dos jogos, que vão ajudar o público a ficar ainda mais atento com o que acontece na telona. O filme só poderia caprichar um pouco mais para criar um terror mais interessante, especialmente para os não iniciados.
A trama se passa um ano após os acontecimentos do primeiro filme. O protagonista Mike Schmidt (Josh Hutcherson) ainda tenta lidar com os traumas adquiridos na Pizzaria Freddy Fazbear. Assim como sua irmã Abby (Piper Rubio), que sente saudades dos seus amigos mecânicos. A policial Vanessa (Elizabeth Lail) também enfrenta seus próprios fantasmas, especialmente aqueles ligados ao passado sombrio de seu pai, o vilão William Afton (Matthew Lillard).
Assista ao trailer do filme "Five Nights at Freddy's 2"
Um dia, Abby recebe um chamado da ave Chica, um dos mecatrônicos (que tem a voz de Megan Fox na versão original) e volta a se conectar com os estranhos robôs, que estão escondidos na matriz da pizzaria, fechada há anos. Mas Abby não sabe que está sendo usada por uma nova entidade maléfica que precisa da menina para realizar um plano de vingança.
Para impedir que o pior aconteça com Abby novamente, Mike e Vanessa correm contra o tempo para deter as estranhas criaturas.
Terror controlado
Assim como no primeiro filme, "Five Nights at Freddy's 2" tem como principais méritos recriar o visual do jogo, com enquadramentos que dão a impressão de que o espectador está dentro do game, especialmente nas cenas dentro da pizzaria. Além disso, há uma sequência em que uma personagem precisa descobrir um código, o que se assemelha aos momentos em que é preciso decifrar um enigma para "avançar de fase".
Isso sem falar de outra cena em que é preciso usar uma estratégia para evitar um ataque dos robôs assassinos. Embora não faça muito sentido, certamente vai deixar os iniciados no game bem felizes. E, da mesma forma que aconteceu com o longa de 2023, o grande trunfo do filme são os animais mecatrônicos, que surgem em novas versões (algumas realmente perturbadoras) e mantém o design sinistro e intrigante. Mais uma vez, eles foram criados pelo Jim Henson Studio, que criou os Muppets e personagens da "Família Dinossauro".
Os bichos-robôs assassinos voltam a atacar em 'Five Nights at Freddy's 2'
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Mas mesmo com essas qualidades, o filme também apresenta os mesmos problemas que tiram o impacto da proposta original. A diretora Emma Tammi insiste em fazer diversos takes repetidos de sustos que possuem a mesma dinâmica e, lá pelas tantas, provocam mais tédio do que medo, por serem previsíveis demais. Nas mãos de um cineasta mais experiente e criativo, certamente não teria tantos sustos fáceis.
Além da direção, "Five Nights at Freddy's 2" tem problemas sérios com o roteiro, mais uma vez assinado por Scott Cawthon, autor do jogo original. O roteirista não consegue criar sequências que façam algum sentido em diversos momentos da trama, além de escrever diálogos bem questionáveis. Um exemplo é quando uma personagem diz não ter mais medo alguém e, após ser ameaçada, sai correndo desesperada, o que soa como uma contradição desnecessária.
Novos personagens, mesmos problemas
Com um orçamento mais generoso, o chefão da Blumhouse, Jason Blum, de sucessos como o primeiro 'M3gan' e "O Telefone Preto 2", pôde ampliar seu elenco para a sequência de "Five Nights at Freddy's" com alguns atores mais conhecidos do grande público. Um deles é McKenna Grace ("Ghostbusters: Apocalipse de Gelo"), que surge como Lisa, garota que gosta de investigar casos de assombração com sua equipe e que acaba se tornando uma peça essencial para a trama.
McKenna Grace interpreta Lisa em 'Five Nights at Freddy's 2'
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Além de Grace, chama a atenção a presença de Skeet Ulrich ("Jovens Bruxas"), que vive o pai de uma das vítimas dos crimes ocorridos na pizzaria. O curioso é que Ulrich e Matthew Lillard (sempre com suas caras e bocas exageradas) meio que retomam a parceria que fizeram no primeiro "Pânico", em 1996.
Porém, os novos personagens não acrescentam nada de muito cativante do que já tinha sido feito anteriormente. Josh Hutcherson não faz nada do que já não tinha feito antes com o seu personagem e, para piorar, ele é prejudicado pelas falas ruins de seu personagem. Elizabeth Lail, que tem mais destaque nesta continuação, é apenas correta e não desperta maiores sentimentos no público com seus dramas pessoais. A menina Piper Rubio, um pouco mais crescida, continua cativante com sua fofura, mesmo não saindo do lugar comum.
"Five Nights at Freddys 2" deve ter o mesmo sucesso do filme anterior, mesmo com tantos problemas que aparecem na telona porque, no final das contas, apresenta muitos dos elementos que agradam aos fãs do jogo. Os produtores devem estar bastante confiantes com o êxito do longa. Tanto que há uma cena durante os créditos e uma mensagem em áudio que indicam que uma terceira parte não deve demorar a acontecer.
Fica aqui a torcida, então, para que a sequência com os bichos-robôs seja boa tanto para quem curte o game como para quem adora um bom cinema de terror e suspense.
Vanessa (Elizabeth Lail), Abby (Piper Rubio) e Mike (Josh Hutcherson) enfrentam novos perigos em 'Five Nights at Freddy's 2'
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Cartela resenha crítica g1
Arte/g1