Quase 30 mil famílias esperam casas populares em programas habitacionais no Tocantins
30/08/2025
(Foto: Reprodução) Residencial Parque dos Ipês, no Setor Vale do Sol, em Palmas
Júnior Suzuki/Secom Palmas
Quase 30 mil famílias do Tocantins estão inscritas em programas habitacionais e esperam por uma moradia própria, segundo a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd). Para amenizar o problema, o estado tem programas em andamento e entregas de imóveis previstas.
Um empreendimento com 272 apartamentos, localizado na Arso 92, é um dos que serão entregues às famílias selecionadas ainda em 2025. Nesta mesma quadra, está sendo executada a obra de construção de outras 176 unidades habitacionais populares, que devem ser entregues no início de 2026.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O norte do Brasil é a região com maior déficit habitacional, conforme um levantamento feito em 2024 pela Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o Ministério das Cidades, com base em dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Tocantins, o déficit é de 8,2%.
A luta para conseguir uma moradia popular passa pelas etapas do cadastro habitacional e por uma série de avaliações e reuniões com os pré-selecionados. Foi o que aconteceu com a dona de casa Raimunda Pereira da Silva. "Nós lutamos. Se tinha reunião, debaixo de chuva ou no sol quente, nós tínhamos que ir. Às vezes eu queria desistir e diziam: 'não, não desiste. Você tem que correr atrás'", contou.
Dona Raimunda saiu do aluguel em 2018, quando recebeu o apartamento no residencial Parque da Praia, na quadra 309 Norte. O empreendimento beneficiou 160 famílias cadastradas no Minha Casa Minha Vida - Entidades.
LEIA TAMBÉM
Apartamentos populares: interessados em participar da seleção devem atualizar cadastro habitacional em Palmas
Bombeiros quebram porta de vidro para resgatar clientes trancados dentro de farmácia em Palmas
Menino de 9 anos viraliza após vídeo dando 'grau' de bicicleta com cachorrinha na garupa: 'Nunca me abandona'
Novo empreendimento
Um novo condomínio com apartamentos populares está sendo construído na região sul da capital. Para participar da seleção das unidades, é preciso estar com o cadastro habitacional atualizado na Prefeitura de Palmas até o dia 18 de setembro.
O Residencial Parque dos Ipês (Ipê I, Ipê II e Ipê III) está sendo construído no Setor Vale do Sol. São 496 unidades, com orçamento de R$ 83,2 milhões, oriundos de investimentos do Minha Casa, Minha Vida.
O cadastro e a atualização dos dados na Secretaria Municipal de Habitação podem ser feitos nas unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e da região sul. O atendimento ocorre das 8h às 18h. Os documentos exigidos incluem originais do titular, cônjuge e dependentes.
Período para atualização de cadastro do programa Minha Casa, Minha Vida está aberto
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.